Castelos em realidade aumentada (Layar)
Está desde hoje disponível uma camada para a aplicação de realidade aumentada Layar do nosso inventário de castelos e fortificações de Portugal.
O Layar existe em versões para os sistemas operativos móveis iOS (iPhone), Android e Nokia Ovi. Trata-se de uma aplicação gratuita que pode ser descarregada das respectivas stores, permitindo uma pesquisa com filtro de proximidade integrada com os mapas e aplicações para navegação dos telemóveis.
Os usos possíveis incluem por ex: a) identificação de um ponto de interesse na paisagem/horizonte (sobreposto à imagem real obtida com a câmara); b) identificação de todas os castelos num raio de x Km, com a indicação das direcções em que situam; c) complementarmente ao anterior, cálculo de rota e instruções de navegação para condução até ao local.
A informação disponibilizada neste instante limita-se à identificação pelo nome dos pontos de interesse, com indicação das respectivas altitudes (a par da latitude e da longitude, obviamente) e, nalguns casos, notas complementares.
A médio prazo é nosso intuito incluir informação adicional, designadamente ligações para páginas com detalhes para cada item e quando disponíveis modelos 3D.
Uma vez instalado o Layar nos seu smartphone, pode seleccionar a camada pesquisando pelo nome ("Fortificações") ou navegando até à categoria "Informação Turística".
http://www.layar.com/layers/castelos
Clique sobre a imagem para ver uma demonstração:
Ligações + recentes
Blogue de David Andrade c/ sensibilidade para o mobile learning e avulsa compilação de recursos (por ex. para o Palm OS).
Algo far fecthed e com enfoque nos E.U.A.
Big lists of free online courses, Web tools, learning games, and other resources for lifelong learners are relatively easy to find, but sites with a serious focus on helping people along the journey of self-education are fewer and farther between. Here are five you may want to bookmark or add to your feed reader.